Na página principal do portal acesse “Ajuda” > “Treinamentos”. Caso esteja logado no portal Petronect acesse o menu “A Petronect” e em seguida “Treinamentos”.
Na Página Principal clique em “Ajuda” > ”Fale Conosco” através do link direto disponível na parte superior direita do Portal.
Após seu acesso ao sistema, Ingresse no menu “Cotações Eletrônicas”, em seguida, ”Participações da Minha Empresa” e efetue o filtro desejado.
Se você está tendo dificuldades para abrir os anexos no Portal Petronect, seguem 2 opções de ação:
Sua senha é pessoal e intransferível assim como seus preços de cotação.
NÃO os divulgue a terceiros nem mesmo a funcionários da Petronect.
Programe-se e envie sua proposta com antecedência.
Cotar momentos antes do fechamento de uma oportunidade é um risco que você pode evitar!
Ações específicas de navegação ou falhas de sua rede interna, Internet ou provedor, com efeito de encerramento abrupto da conexão sem log-off podem levar ao bloqueio do seu usuário por até 30 minutos.
Após o envio da proposta para uma oportunidade, é disponibilizado o “Comprovante de Envio de Proposta”. Guarde o Comprovante, ele é uma garantia de que sua proposta foi enviada. Caso faça atualização da sua proposta, guarde o Comprovante atualizado.
Verifique também no Painel de Oportunidade a coluna “Status”. As oportunidades com posposta enviada têm o status de “Apresentada”.
Para visualizar o lance que sua empresa enviou, clique no ícone "Exibir Detalhes" na página principal do "Painel de Oportunidade".
Mais detalhes no curso "Envio de Propostas" disponível após o login, em “A Petronect” > "Treinamentos".
Para checar o recebimento de Novas Oportunidades acesse o portal e clique no link "Painel de Oportunidade".
É importante o acesso todos os dias para verificar as oportunidades existentes. As notificações enviadas por e-mail são apenas lembretes e podem sofrer atrasos de entrega de acordo com cada provedor de Internet.
Para acompanhar uma oportunidade que ainda está vigente, selecione no campo status a opção "Oportunidades atuais" e em seguida, clique no link "Buscar".
Informe claramente se sua proposta possui ou não possui desvios em relação à especificação técnica!
Fique atento ao prazo de término para o envio da sua cotação!
Atualize seus dados registrados na Petronect.
Cada usuário faz a gestão dos seus próprios dados, e o Administrador de usuário faz a gestão de todos os usuários da empresa.
Mais detalhes no curso “Minha Conta”, disponível em “Ajuda” > "Treinamentos".
Os e-mails podem não chegar por vários motivos. Confira abaixo o procedimento que deverá ser adotado para cada caso:
Minhas informações de registro na Petronect estão desatualizadas:
O Administrador de usuário da sua empresa pode alterar o e-mail registrado diretamente no portal, ou entrar em contato com a Central de Atendimento Petronect clicando no link Canal de Atendimento, no menu superior.
Meu provedor utiliza ferramentas anti-spam:
Para passar a receber nossas mensagens normalmente, acesse o anti-spam do seu provedor e autorize os domínios
Quando o fornecedor recebe uma oportunidade e a mesma tem vários itens, o fornecedor deve preencher com os preços que são da competência da empresa e os itens que não são da competência deverão ser declinados. Quando a oportunidade vem com todos os itens fora da competência da empresa, é possível declinar a oportunidade toda.
Nas oportunidades do CRISTAL não se deve anexar nenhum tipo de documentação nem escrever no campo comentário, se desejar enviar algum anexo ou comentário para o contratador deverá ser feito por e-mail.
Em Proposta , na aba “Cabeçalho” clique na opção “Notas e anexos” Nesta página, é possível acrescentar informações para o comprador/contratador no campo “Comentário do Fornecedor” e anexar arquivos no campo “Anexos”.
Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Ao processar a cotação, Em “Cabeçalho” clique na opção “Notas e anexos”.
No campo de Anexos, inserir o arquivo referente à proposta técnica (ou documentos de admissibilidade para prestação de serviços), e selecionar a opção “Proposta Técnica” na “Categoria de Anexo”.
A proposta comercial (planilha de preço, se houver) deverá ser colocada no campo “Proposta Comercial”. A documentação necessária a ser apresentada encontra-se no edital.
Mais detalhes no Guia Rápido “Sala de Colaboração” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Ao processar a cotação, em “Cabeçalho” clique na opção “Notas e anexos”.
Para o convite 1 Envelope DFP, inserir o arquivo referente ao Demonstrativo de Formação de Preço, e selecionar a opção “DFP” na “Categoria de Anexo”.
Para o convite 2 Envelopes DFP, inserir o arquivo referente ao Demonstrativo de Formação de Preço, e selecionar a opção “DFP” na “Categoria de Anexo”. Inserir o anexo técnico (ou documentos de admissibilidade para prestação de serviços), e selecionar a opção “Anexo Técnico” na “Categoria de Anexo”.
Ao cotar bens (materiais), deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO LÍQUIDO sem os impostos de IPI e ICMS.
Nos campos ICMS e IPI deverão ser destacadas as alíquotas de recolhimento dos impostos e para as empresas que participam do regime SIMPLES, deverão colocar nesses campos 0 (zero).
Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Ao cotar serviços (CRISTAL), deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO BRUTO com todos os impostos.
No campo de atributos, informar em percentual (%) peças a serem substituídas. Caso não haja, informe sempre zero.
Ao cotar Pequenos Serviços (somente com item de serviço), deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO BRUTO com todos os impostos.
No campo de atributos, informar em percentual (%) peças a serem substituídas. Caso não haja, informe sempre zero.
Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Ao cotar o item de Materiais, deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO LÍQUIDO sem os impostos de IPI e ICMS (para cada ítem).
Nos campos ICMS e IPI deverão ser destacadas as alíquotas de recolhimento dos impostos e para as empresas que participam do regime SIMPLES, deverão colocar nesses campos 0 (zero).
Ao cotar um item de Serviço, deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO BRUTO com todos os impostos (para cada ítem).
Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Para o fornecedor, a Petrobras definiu dois novos campos obrigatórios dentro de cada item: COFINS e PIS/PASEP. Ambos devem ser preenchidos com o valor percentual de suas alíquotas. Não haverá mudanças no preenchimento dos demais campos da cotação.
Vale lembrar que para itens de BENS, o preço a ser cotado continua sendo o mesmo PREÇO LÍQUIDO, ou seja, sem incidência de ICMS e IPI, porém já inclusos COFINS e PIS/PASEP. Para itens de SERVIÇO, o preço a ser informado é o PREÇO BRUTO, conforme já é feito atualmente, ou seja, já inclusas todas as alíquotas.
Para os fornecedores das demais empresas, estes campos não estão disponíveis.
O NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é a classificação fiscal do MATERIAL utilizado na cotação de BENS para empresas do Sistema Petrobras no Brasil. Esta classificação não se aplica para a cotação de serviços.
No Menu "Compras e Contratações" > "Ferramentas" existe um link onde é possível consultar a tabela de códigos NCM dos produtos. Caso não encontre o código do seu produto, entre em contato com o fabricante do produto ou com o comprador solicitante do material.
Enquanto a oportunidade estiver no status Ativa (período aberto para cotação), a empresa pode enviar quantas ofertas (preço ou declínio) desejar. Lembramos que será válido o último lance ofertado.
Para fazer alguma alteração basta clicar no link “Modificar Cotação” da oportunidade em questão, e em seguida modificar o(s) campo(s) desejado(s). É necessário clicar em “Enviar” para que a nova oferta esteja valendo.
Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Após clicar no botão “Enviar” aparecerá a seguinte mensagem:
“Cotação ‘nome da oportunidade’ entregue”
Para confirmar o valor ofertado, busque pela oportunidade na tela inicial do “Painel de Oportunidade”, na coluna “Status Cotação” aparecerá “Cotação Apresentada”, em seguida acesse o link “Exibir detalhes” na coluna de “Ações”.
O processo de compras/contratação é definido pelo Comprador/Contratador Petrobras, ele é o responsável por todo o processo e seus procedimentos. O prazo para cotação também é definido pelo Comprador/Contratador conforme a necessidade do usuário pelo material/serviço solicitado.
Para as cotações de Bens ou Pequenos Serviços , o fornecedor deverá comunicar-se com o comprador pela Sala de Colaboração que está disponível desde o primeiro momento que o convite é enviado para empresa participante.
Para as cotações do CRISTAL, o fornecedor deverá entrar em contato por e-mail ou telefone. Estas informações são disponibilizadas pelo contratador no Escopo de Serviço (Edital) anexado à oportunidade.
É o meio de comunicação entre fornecedores e compradores e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas, permitindo o compartilhamento de mensagens e arquivos.
Mais detalhes no Guia Rápido “Sala de Colaboração” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Dúvidas comerciais devem ser sanadas com o comprador/contratador solicitante da cotação pela Sala de Colaboração. Apenas dúvidas técnicas da ferramenta devem ser direcionadas à Petronect.
Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".
Caso não consiga preencher os campos em sua cotação, entre em contato, com Petronect nas opções disponíveis no Fale Conosco.
Todos os canais de atendimento que a Petronect disponibiliza para seus clientes no Brasil e em outros países do mundo encontram-se detalhados no Portal Petronect. Verifique as opções disponíveis no Fale Conosco, disponível na página principal do portal.
O certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora - AC que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.
Não. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem, o que não garante a autoria e integridade do documento eletrônico. Neste caso, não existe associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.
De acordo com o art. 10, da MP n° 2.200-2, os documentos eletrônicos assinados digitalmente com o uso de certificados emitidos no âmbito da ICP-Brasil têm a mesma validade jurídica que os documentos em papel com assinaturas manuscritas. Importante frisar que os documentos eletrônicos assinados digitalmente por meio de certificados emitidos fora do âmbito da ICP-Brasil também têm validade jurídica, mas esta dependerá da aceitação de ambas as partes, emitente e destinatário, conforme determina a redação do § 2º do art. 10 da MP n° 2.200-2.
O certificado digital deverá ser feito por pessoa física (CPF), para cada assinante dos documentos e contratos da empresa.
Para emissão de um token (e-CPF) não é aceito nenhum tipo de procuração (pública ou privada) para representar o titular do Certificado Digital.
> Acesse o site da ICP-Brasil (http://www.iti.gov.br/icp-brasil);
>Escolha uma Autoridade Certificadora, clicando no link Estrutura;
> No site da Autoridade Certificadora escolhida você encontrará informações sobre a emissão do certificado digital, aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências. As formas mais comercializadas são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até três anos – armazenado em cartão ou token criptográfico).
Importante: Para o projeto Assinatura Digital será necessária a utilização do token tipo A3.
> Para a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários e procedimento para baixar o certificado.
> Quando o seu certificado digital estiver perto do vencimento, este poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.
Sim. O certificado digital, diferentemente dos documentos utilizados usualmente para a identificação pessoal como CPF e RG, possui um período de validade. Só é possível assinar um documento enquanto o certificado for válido. O usuário pode solicitar a renovação do certificado para a Autoridade Certificadora após a perda da validade deste.
Além de ter sua Empresa cadastrada na Petronect, deve-se solicitar ao administrador de usuários de sua empresa que conceda o perfil Assinatura Digital acessando a funcionalidade “Minha Conta" no menu “A Petronect”.
Sim. Não há restrição quanto ao número de representantes com o perfil de assinatura de contratos. Mas para assinar um documento o usuário deverá ter os perfis necessários e o Token (e-CPF).
Não. Os assinantes são associados ao processo no momento da geração dos contratos pela Petrobras. Cada chave de usuário (e consequentemente o CPF) é associada especificamente a sua função na assinatura do contrato.
O Portal Petronect disponibiliza uma ferramenta para testar a compatibilidade de suas configurações com as exigidas. Esse teste pode ser encontrado, após efetuar login no Portal Petronect -> menu "Assinatura Digital" ->"Teste de Compatibilidade do Sistema". Além disso, é possível realizar uma assinatura de teste, simulando a assinatura de um documento ao clicar em "Testar Assinatura Digital".
Após efetuar login no Portal Petronect, acesse o menu "Assinatura Digital" e selecionar o campo "Status da Assinatura Pendente" e clicar em "Buscar".
Verificar se o Java Applet mais atualizado está instalado corretamente na sua máquina. Para verificar, seguir o caminho: Computador > Painel de Controle > Java > Aba "Geral" > Clicar em "Sobre". Caso o problema persista após atualização, entrar em contato com o atendimento Petronect.
Algumas versões do Java comportam-se desta forma. Devem ser inseridos o login e senha da Petronect para seguir com o processo de assinatura.
Verificar se sua senha está correta e se o token e seus drivers estão instalados corretamente (Se necessário, solicitar apoio à sua equipe de infraestrutura local).
Validar o Token junto ao site da sua certificadora, para verificar se há algum problema com sua validade.
Sim. No registro referente ao seu documento na sua caixa de entrada, o fornecedor poderá visualizar e efetuar download do documento (contrato).
Validar na área externa do Portal Petronect os requisitos mínimos de acesso: No menu “Ajuda” clique na opção “Requisitos Técnicos” e verifique as recomendações e downloads necessários para Navegar no Portal Petronect. Caso o problema persista após verificação, entrar em contato com o Fale Conosco.
São arquivos de texto associados à "PKCS #7 Signature", que é um tipo de criptografia utilizada para assinar documentos e certificados, em cartórios ou órgãos do governo, por exemplo. Todo documento assinado digitalmente, seja PDF, Word ou Excel, gera um arquivo com a extensão ".P7S".
Utilizar qualquer ferramenta disponível no mercado para abertura de arquivos assinados digitalmente. Exemplos: BrySigner, P7S Viewer ou P7S Reader.
As assinaturas/rejeições podem ser verificadas por três caminhos distintos:
- Acessar a parte externa do Portal Petronect (antes de efetuar login) > No menu “Compras e Contratações” clicar na opção “Assinatura Digital” > "Validação de Documentos". Nesta funcionalidade, após fazer o upload do documento, um relatório será exibido com as informações das assinaturas/rejeições;
- Efetuar login no Portal Petronect > menu "Assinatura Digital" > selecionar o documento desejado > clicar no botão "Validar". Um relatório será exibido com as informações das assinaturas/rejeições;
- Baixar o arquivo do documento assinado e abrir com uma das ferramentas disponíveis no mercado. Exemplos: BrySigner, P7S Viewer ou P7S Reader.
Para mais informações sobre as funcionalidades da Assinatura Digital, consulte o menu “Ajuda” > "Treinamentos".