Dicas

Onde posso encontrar os Guias Rápidos e Tutoriais para utilização do Sistema?

Na página principal do portal acesse “Ajuda” > “Treinamentos”. Caso esteja logado no portal Petronect acesse o menu “A Petronect” e em seguida “Treinamentos”.

Onde encontro os canais de comunicação com a Petronect?

Na Página Principal clique em “Ajuda” > ”Fale Conosco” através do link direto disponível na parte superior direita do Portal.

Como faço para ter o histórico de oportunidades das quais participei?

Após seu acesso ao sistema, Ingresse no menu “Cotações Eletrônicas”, em seguida, ”Participações da Minha Empresa” e efetue o filtro desejado.

Não consigo abrir os anexos. O que devo fazer?

Se você está tendo dificuldades para abrir os anexos no Portal Petronect, seguem 2 opções de ação:

  1. Mantenha pressionada a tecla CTRL do seu teclado ao clicar no anexo. Essa medida deve ser realizada toda vez que você for abrir um documento.
  2. Configure seu Internet Explorer seguindo as etapas abaixo. Essa medida deve ser realizada apenas uma vez e dispensa a ação citada acima.
    • Em Ferramentas » Opções de internet, Selecione a Aba Segurança:
    • Clique em Nível Personalizado e habilite todas as opções de Download.
Preserve o SIGILO das informações!

Sua senha é pessoal e intransferível assim como seus preços de cotação.

NÃO os divulgue a terceiros nem mesmo a funcionários da Petronect.

Não deixe para COTAR na última hora!

Programe-se e envie sua proposta com antecedência.

Cotar momentos antes do fechamento de uma oportunidade é um risco que você pode evitar!

Ações específicas de navegação ou falhas de sua rede interna, Internet ou provedor, com efeito de encerramento abrupto da conexão sem log-off podem levar ao bloqueio do seu usuário por até 30 minutos.

Verifique se sua proposta foi enviada corretamente!

Após o envio da proposta para uma oportunidade, é disponibilizado o “Comprovante de Envio de Proposta”. Guarde o Comprovante, ele é uma garantia de que sua proposta foi enviada. Caso faça atualização da sua proposta, guarde o Comprovante atualizado.

Verifique também no Painel de Oportunidade a coluna “Status”. As oportunidades com posposta enviada têm o status de “Apresentada”.

Dúvidas no ENVIO da sua proposta?

Para visualizar o lance que sua empresa enviou, clique no ícone "Exibir Detalhes" na página principal do "Painel de Oportunidade".

Mais detalhes no curso "Envio de Propostas" disponível após o login, em “A Petronect” > "Treinamentos".

Acesse com frequência o Portal Petronect e evite perder alguma oportunidade

Para checar o recebimento de Novas Oportunidades acesse o portal e clique no link "Painel de Oportunidade".

É importante o acesso todos os dias para verificar as oportunidades existentes. As notificações enviadas por e-mail são apenas lembretes e podem sofrer atrasos de entrega de acordo com cada provedor de Internet.

Procurando uma OPORTUNIDADE

Para acompanhar uma oportunidade que ainda está vigente, selecione no campo status a opção "Oportunidades atuais" e em seguida, clique no link "Buscar".

Cuidados na hora de COTAR

Informe claramente se sua proposta possui ou não possui desvios em relação à especificação técnica!

Fique atento ao prazo de término para o envio da sua cotação!

Mantenha os dados atualizados!

Atualize seus dados registrados na Petronect.

Cada usuário faz a gestão dos seus próprios dados, e o Administrador de usuário faz a gestão de todos os usuários da empresa.

Mais detalhes no curso “Minha Conta”, disponível em “Ajuda” > "Treinamentos".

Oportunidades

Não estou recebendo comunicados e notificações da Petronect. O que devo fazer?

Os e-mails podem não chegar por vários motivos. Confira abaixo o procedimento que deverá ser adotado para cada caso:

Minhas informações de registro na Petronect estão desatualizadas:

O Administrador de usuário da sua empresa pode alterar o e-mail registrado diretamente no portal, ou entrar em contato com a Central de Atendimento Petronect clicando no link Canal de Atendimento, no menu superior.

Meu provedor utiliza ferramentas anti-spam:

Para passar a receber nossas mensagens normalmente, acesse o anti-spam do seu provedor e autorize os domínios e . Caso não consiga fazer esta atualização, entre em contato com o suporte da sua empresa ou com seu provedor. Outra opção é verificar, frequentemente, sua pasta “Quarentena” e autorizar os e-mails enviados pela Petronect.

Quando sou convidado para uma oportunidade e o material a ser cotado não é da competência da minha empresa, como devo proceder na cotação?

Quando o fornecedor recebe uma oportunidade e a mesma tem vários itens, o fornecedor deve preencher com os preços que são da competência da empresa e os itens que não são da competência deverão ser declinados. Quando a oportunidade vem com todos os itens fora da competência da empresa, é possível declinar a oportunidade toda.

Eu posso anexar algum arquivo ou escrever para o contratador no campo comentário numa proposta do CRISTAL? (APENAS para cotações com a Petrobras BRASIL)?

Nas oportunidades do CRISTAL não se deve anexar nenhum tipo de documentação nem escrever no campo comentário, se desejar enviar algum anexo ou comentário para o contratador deverá ser feito por e-mail.

Eu posso anexar algum arquivo ou escrever para o comprador/contratador numa proposta de Materiais ou Pequenos Serviços?

Em Proposta , na aba “Cabeçalho” clique na opção “Notas e anexos” Nesta página, é possível acrescentar informações para o comprador/contratador no campo “Comentário do Fornecedor” e anexar arquivos no campo “Anexos”.

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

Na modalidade Convite 2 Envelopes, quais os campos que coloco a proposta técnica e a proposta comercial?

Ao processar a cotação, Em “Cabeçalho” clique na opção “Notas e anexos”.

No campo de Anexos, inserir o arquivo referente à proposta técnica (ou documentos de admissibilidade para prestação de serviços), e selecionar a opção “Proposta Técnica” na “Categoria de Anexo”.

A proposta comercial (planilha de preço, se houver) deverá ser colocada no campo “Proposta Comercial”. A documentação necessária a ser apresentada encontra-se no edital.

Mais detalhes no Guia Rápido “Sala de Colaboração” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

Na modalidade Convite 1 ou 2 Envelopes DFP, quais os campos que coloco o anexo técnico e Demonstrativo de Formação de Preço?

Ao processar a cotação, em “Cabeçalho” clique na opção “Notas e anexos”.

Para o convite 1 Envelope DFP, inserir o arquivo referente ao Demonstrativo de Formação de Preço, e selecionar a opção “DFP” na “Categoria de Anexo”.

Para o convite 2 Envelopes DFP, inserir o arquivo referente ao Demonstrativo de Formação de Preço, e selecionar a opção “DFP” na “Categoria de Anexo”. Inserir o anexo técnico (ou documentos de admissibilidade para prestação de serviços), e selecionar a opção “Anexo Técnico” na “Categoria de Anexo”.

Qual o valor que devo colocar no campo “Preço” na cotação de BENS? E nos campos “ ICMS e IPI”? (apenas para cotações com a Petrobras Brasil)?

Ao cotar bens (materiais), deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO LÍQUIDO sem os impostos de IPI e ICMS.

Nos campos ICMS e IPI deverão ser destacadas as alíquotas de recolhimento dos impostos e para as empresas que participam do regime SIMPLES, deverão colocar nesses campos 0 (zero).

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

Qual o valor que devo colocar no campo “Preço” na cotação de Serviços (CRISTAL)? E no campo atributos (apenas para cotação com a Petrobras Brasil)?

Ao cotar serviços (CRISTAL), deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO BRUTO com todos os impostos.

No campo de atributos, informar em percentual (%) peças a serem substituídas. Caso não haja, informe sempre zero.

Qual o valor que devo colocar no campo “Preço” na cotação de Pequenos Serviços? E no campo atributos?

Ao cotar Pequenos Serviços (somente com item de serviço), deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO BRUTO com todos os impostos.

No campo de atributos, informar em percentual (%) peças a serem substituídas. Caso não haja, informe sempre zero.

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

Como devo preencher o campo “Preço” nas cotações de Dispensa ou Pequenos Serviços que envolvem itens de Material e Serviços?

Ao cotar o item de Materiais, deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO LÍQUIDO sem os impostos de IPI e ICMS (para cada ítem).

Nos campos ICMS e IPI deverão ser destacadas as alíquotas de recolhimento dos impostos e para as empresas que participam do regime SIMPLES, deverão colocar nesses campos 0 (zero).

Ao cotar um item de Serviço, deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO BRUTO com todos os impostos (para cada ítem).

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

O que muda no processo de cotação com a inclusão dos novos campos COFINS e PIS/PASEP?

Para o fornecedor, a Petrobras definiu dois novos campos obrigatórios dentro de cada item: COFINS e PIS/PASEP. Ambos devem ser preenchidos com o valor percentual de suas alíquotas. Não haverá mudanças no preenchimento dos demais campos da cotação.

Vale lembrar que para itens de BENS, o preço a ser cotado continua sendo o mesmo PREÇO LÍQUIDO, ou seja, sem incidência de ICMS e IPI, porém já inclusos COFINS e PIS/PASEP. Para itens de SERVIÇO, o preço a ser informado é o PREÇO BRUTO, conforme já é feito atualmente, ou seja, já inclusas todas as alíquotas.

Para os fornecedores das demais empresas, estes campos não estão disponíveis.

O que é NCM e como encontro esse código? (APENAS para cotações com a Petrobras BRASIL)?

O NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é a classificação fiscal do MATERIAL utilizado na cotação de BENS para empresas do Sistema Petrobras no Brasil. Esta classificação não se aplica para a cotação de serviços.

No Menu "Compras e Contratações" > "Ferramentas" existe um link onde é possível consultar a tabela de códigos NCM dos produtos. Caso não encontre o código do seu produto, entre em contato com o fabricante do produto ou com o comprador solicitante do material.

Enviei meu lance incorretamente, posso enviar outro?

Enquanto a oportunidade estiver no status Ativa (período aberto para cotação), a empresa pode enviar quantas ofertas (preço ou declínio) desejar. Lembramos que será válido o último lance ofertado.

Para fazer alguma alteração basta clicar no link “Modificar Cotação” da oportunidade em questão, e em seguida modificar o(s) campo(s) desejado(s). É necessário clicar em “Enviar” para que a nova oferta esteja valendo.

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

Como posso ter certeza que enviei minha oportunidade?

Após clicar no botão “Enviar” aparecerá a seguinte mensagem:

“Cotação ‘nome da oportunidade’ entregue”

Para confirmar o valor ofertado, busque pela oportunidade na tela inicial do “Painel de Oportunidade”, na coluna “Status Cotação” aparecerá “Cotação Apresentada”, em seguida acesse o link “Exibir detalhes” na coluna de “Ações”.

Quem define o prazo para cotação e os fornecedores a serem convidados para a oportunidade?

O processo de compras/contratação é definido pelo Comprador/Contratador Petrobras, ele é o responsável por todo o processo e seus procedimentos. O prazo para cotação também é definido pelo Comprador/Contratador conforme a necessidade do usuário pelo material/serviço solicitado.

Como consigo entrar em contato com o Comprador/Contratador que solicitou a cotação?

Para as cotações de Bens ou Pequenos Serviços , o fornecedor deverá comunicar-se com o comprador pela Sala de Colaboração que está disponível desde o primeiro momento que o convite é enviado para empresa participante.

Para as cotações do CRISTAL, o fornecedor deverá entrar em contato por e-mail ou telefone. Estas informações são disponibilizadas pelo contratador no Escopo de Serviço (Edital) anexado à oportunidade.

O que é a Sala de Colaboração?

É o meio de comunicação entre fornecedores e compradores e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas, permitindo o compartilhamento de mensagens e arquivos.

Mais detalhes no Guia Rápido “Sala de Colaboração” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

Como posso tirar dúvidas sobre o material a ser cotado, ou seja, especificação técnica do material?

Dúvidas comerciais devem ser sanadas com o comprador/contratador solicitante da cotação pela Sala de Colaboração. Apenas dúvidas técnicas da ferramenta devem ser direcionadas à Petronect.

Tenho dúvidas sobre como preencher uma oportunidade no portal? Como e com quem posso tirar dúvidas?

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos".

Caso não consiga preencher os campos em sua cotação, entre em contato, com Petronect nas opções disponíveis no Fale Conosco.

Qual o número da Central de Atendimento?

Todos os canais de atendimento que a Petronect disponibiliza para seus clientes no Brasil e em outros países do mundo encontram-se detalhados no Portal Petronect. Verifique as opções disponíveis no Fale Conosco, disponível na página principal do portal.

Assinatura Digital

Como funciona a certificação digital?

O certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora - AC que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.

Assinatura digital é o mesmo que assinatura digitalizada?

Não. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem, o que não garante a autoria e integridade do documento eletrônico. Neste caso, não existe associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.

O documento assinado eletronicamente é reconhecido da mesma forma que um documento assinado de forma manuscrita?

De acordo com o art. 10, da MP n° 2.200-2, os documentos eletrônicos assinados digitalmente com o uso de certificados emitidos no âmbito da ICP-Brasil têm a mesma validade jurídica que os documentos em papel com assinaturas manuscritas. Importante frisar que os documentos eletrônicos assinados digitalmente por meio de certificados emitidos fora do âmbito da ICP-Brasil também têm validade jurídica, mas esta dependerá da aceitação de ambas as partes, emitente e destinatário, conforme determina a redação do § 2º do art. 10 da MP n° 2.200-2.

Devo certificar-me como pessoa física ou jurídica?

O certificado digital deverá ser feito por pessoa física (CPF), para cada assinante dos documentos e contratos da empresa.

É possível emitir um token (e-CPF) para terceiros através de procuração?

Para emissão de um token (e-CPF) não é aceito nenhum tipo de procuração (pública ou privada) para representar o titular do Certificado Digital.

Como posso certificar-me digitalmente?

> Acesse o site da ICP-Brasil (http://www.iti.gov.br/icp-brasil);

>Escolha uma Autoridade Certificadora, clicando no link Estrutura;

> No site da Autoridade Certificadora escolhida você encontrará informações sobre a emissão do certificado digital, aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências. As formas mais comercializadas são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até três anos – armazenado em cartão ou token criptográfico).

Importante: Para o projeto Assinatura Digital será necessária a utilização do token tipo A3.

> Para a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários e procedimento para baixar o certificado.

> Quando o seu certificado digital estiver perto do vencimento, este poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.

O certificado digital tem prazo de validade?

Sim. O certificado digital, diferentemente dos documentos utilizados usualmente para a identificação pessoal como CPF e RG, possui um período de validade. Só é possível assinar um documento enquanto o certificado for válido. O usuário pode solicitar a renovação do certificado para a Autoridade Certificadora após a perda da validade deste.

Como possuir acesso no Portal Petronect à funcionalidade de Assinatura Digital.

Além de ter sua Empresa cadastrada na Petronect, deve-se solicitar ao administrador de usuários de sua empresa que conceda o perfil Assinatura Digital acessando a funcionalidade “Minha Conta" no menu “A Petronect”.

Vai ser possível cadastrar várias representantes da empresa com perfil para assinatura no Portal Petronect?

Sim. Não há restrição quanto ao número de representantes com o perfil de assinatura de contratos. Mas para assinar um documento o usuário deverá ter os perfis necessários e o Token (e-CPF).

Desde que o representante tenha a assinatura, se necessário, ele pode atuar como testemunha na ausência desta?

Não. Os assinantes são associados ao processo no momento da geração dos contratos pela Petrobras. Cada chave de usuário (e consequentemente o CPF) é associada especificamente a sua função na assinatura do contrato.

Como saber se estou apto a assinar digitalmente pelo Portal Petronect?

O Portal Petronect disponibiliza uma ferramenta para testar a compatibilidade de suas configurações com as exigidas. Esse teste pode ser encontrado, após efetuar login no Portal Petronect -> menu "Assinatura Digital" ->"Teste de Compatibilidade do Sistema". Além disso, é possível realizar uma assinatura de teste, simulando a assinatura de um documento ao clicar em "Testar Assinatura Digital".

Recebi uma notificação e não consigo encontrar documentos a serem assinados.

Após efetuar login no Portal Petronect, acesse o menu "Assinatura Digital" e selecionar o campo "Status da Assinatura Pendente" e clicar em "Buscar".

Clico em Assinar e nada acontece.

Verificar se o Java Applet mais atualizado está instalado corretamente na sua máquina. Para verificar, seguir o caminho: Computador > Painel de Controle > Java > Aba "Geral" > Clicar em "Sobre". Caso o problema persista após atualização, entrar em contato com o atendimento Petronect.

Ao tentar assinar um documento, uma tela do Java solicitando senha é exibida.

Algumas versões do Java comportam-se desta forma. Devem ser inseridos o login e senha da Petronect para seguir com o processo de assinatura.

Ao inserir a senha do token, ocorre erro.

Verificar se sua senha está correta e se o token e seus drivers estão instalados corretamente (Se necessário, solicitar apoio à sua equipe de infraestrutura local).

Validar o Token junto ao site da sua certificadora, para verificar se há algum problema com sua validade.

Será enviada, pela Petrobras, a minuta do documento (contrato) para validação?

Sim. No registro referente ao seu documento na sua caixa de entrada, o fornecedor poderá visualizar e efetuar download do documento (contrato).

Não consigo baixar o arquivo do documento.

Validar na área externa do Portal Petronect os requisitos mínimos de acesso: No menu “Ajuda” clique na opção “Requisitos Técnicos” e verifique as recomendações e downloads necessários para Navegar no Portal Petronect. Caso o problema persista após verificação, entrar em contato com o Fale Conosco.

O que é um arquivo com extensão ".P7S"?

São arquivos de texto associados à "PKCS #7 Signature", que é um tipo de criptografia utilizada para assinar documentos e certificados, em cartórios ou órgãos do governo, por exemplo. Todo documento assinado digitalmente, seja PDF, Word ou Excel, gera um arquivo com a extensão ".P7S".

Como abrir um arquivo com extensão ".P7S" e visualizar suas assinaturas ou abrir o arquivo original a partir do arquivo com extensão ".P7S"?

Utilizar qualquer ferramenta disponível no mercado para abertura de arquivos assinados digitalmente. Exemplos: BrySigner, P7S Viewer ou P7S Reader.

Como verificar as assinaturas/rejeições de um documento?

As assinaturas/rejeições podem ser verificadas por três caminhos distintos:

- Acessar a parte externa do Portal Petronect (antes de efetuar login) > No menu “Compras e Contratações” clicar na opção “Assinatura Digital” > "Validação de Documentos". Nesta funcionalidade, após fazer o upload do documento, um relatório será exibido com as informações das assinaturas/rejeições;

- Efetuar login no Portal Petronect > menu "Assinatura Digital" > selecionar o documento desejado > clicar no botão "Validar". Um relatório será exibido com as informações das assinaturas/rejeições;

- Baixar o arquivo do documento assinado e abrir com uma das ferramentas disponíveis no mercado. Exemplos: BrySigner, P7S Viewer ou P7S Reader.

Para mais informações sobre as funcionalidades da Assinatura Digital, consulte o menu “Ajuda” > "Treinamentos".