O Programa Financiamento de contratos foi desenvolvido para facilitar o acesso a crédito bancário para toda a cadeia de fornecimento da Petrobras através de financiamento dos recebíveis não performados dos contratos.
- 1. Fornecedor é cadastrado no Portal
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O cadastro de fornecedores fornecedoras no Portal Progredir ocorre da seguinte forma:
Fornecedores que possuem contrato com a Petrobras: São cadastrados através da indicação da Petrobras ou podem solicitar o cadastramento através do Portal Progredir, clicando em “Quero Participar”.
Fornecedores que não possuem contrato com a Petrobras: Fornecedores que não possuem contrato com a Petrobras só serão cadastrados no Portal se uma empresa que faz parte do Portal cadastrá-lo como sub-fornecedor.
Quando cadastrados, os fornecedores recebem um email do Portal Progredir, com login de usuário e senha de acesso ao Portal.
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- 2. Fornecedor realiza a adesão ao Programa
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Para que o fornecedor possa se beneficiar e/ou estender o benefício do Programa Progredir para sua cadeia de fornecimento, é necessário aderir ao programa. Para aderir ao programa o fornecedor deverá selecionar um dos bancos participantes do programa e entregar a este banco o termo de adesão e vinculação de receitas devidamente assinado. O fornecedor deverá possuir conta no banco selecionado para a adesão.
O banco de adesão não necessariamente será o banco do financiamento. A responsabilidade do banco de adesão é apenas receber e analisar a documentação entregue pelo Fornecedor e aderi-lo ao Portal.
OBS: A Solicitação de Adesão é um pré-requisito para solicitação de financiamento e para o cadastramento de sub-fornecedores.
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- 3. Fornecedor cadastra seu contrato no Portal
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O fornecedor será responsável por cadastrar seu contrato no Portal Progredir. Contratos diretos com a Petrobras poderão ser inseridos automaticamente pelo sistema, mas apenas as informações públicas dos contratos serão trazidas para o Portal (o fornecedor ainda deverá inserir informações adicionais).
Seguem abaixo os tipos de contrato que podem ser cadastrados com o Grupo Petrobras no Portal Progredir:
(i) Fornecedores que possuem contrato direto com fornecedor do Grupo Petrobras (F1):
Contrato Global de Bens, Contrato de Serviços, Pequenos Serviços (exclusivo da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras), Contrato de Biodiesel (exclusivo da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras), Pedido sem referência a Contrato (não se aplica à Petrobras Transporte S.A. – Transpetro e à Petrobras Distribuidora – BR) e Contrato de Produtos (exclusivo da Petrobras Distribuidora – BR).
(ii) Fornecedores que não possuem contrato direto com a Petrobras:
Contrato de Bens ou Serviços.
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- 4. Comprador valida o contrato cadastrado
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Quando um contrato for cadastrado no Portal, será enviado para validação do comprador.
O comprador terá 05 dias úteis para efetuar a validação do contrato. Após este prazo, o comprador será notificado diariamente a respeito da pendência da validação.
Se o comprador verificar que as informações do contrato estão incorretas e/ou incompletas poderá reprovar o contrato e solicitar correções.
A etapa de validação do contrato é muito importante porque, sem o contrato validado o fornecedor não poderá solicitar financiamentos e/ou beneficiar a sua cadeia de fornecedores.
OBS: Quem será responsável pela validação do contrato com a Petrobras é o gerente/diligenciador/fiscal do contrato.
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- 5. Fornecedor solicita propostas de financiamento
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Uma solicitação de proposta de financiamento deverá estar vinculada a um contrato de fornecimento cadastrado no Portal, validado nos últimos 30 dias corridos.
Se o contrato não tiver sido validado nos últimos 30 dias corridos, o fornecedor poderá editar o contrato e solicitar nova validação.
Na solicitação de proposta, o fornecedor selecionará um prazo de resposta de acordo com os prazos padrão de resposta dos bancos dependendo do valor solicitado de financiamento.
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- 6. Bancos enviam propostas
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Quando o fornecedor solicita uma proposta de financiamento, todos os bancos participantes do programa são notificados e podem enviar suas propostas.
Os bancos poderão enviar propostas até o prazo definido para resposta.
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- 7. Fornecedor escolhe a proposta desejada e solicita trava bancária
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Um dia útil após o prazo definido para resposta, o fornecedor poderá visualizar as propostas enviadas pelos bancos. As propostas estarão disponíveis para análise durante 02 dias úteis.
Para que o fornecedor consiga selecionar a proposta desejada, deverá realizar o cadastramento de 3 sub-fornecedores no Portal.
Após aceitar a proposta desejada, a proposta se torna uma operação de financiamento dentro do Portal.
Um dos pré-requisitos para que a operação de financiamento seja confirmada pelo banco é a solicitação de trava bancária do contrato vinculado ao financiamento em uma conta no banco credor.
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- 8. Bancos e Compradores confirmam trava bancária
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Quando a empresa solicitar a trava de domicílio do contrato, o banco credor deverá confirmar as informações no Portal. Depois, o comprador do contrato será notificado e deverá confirmar a trava bancária no Portal.
Ao realizar a confirmação da Trava Bancária o comprador se comprometerá a realizar os pagamentos referentes a um determinado contrato na conta informada pelo seu fornecedor.
O banco e o comprador terão 01 dia útil (cada) para confirmar a trava bancária. Após este prazo, serão notificados diariamente a respeito da pendência.
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- 9. Banco/Fundo libera o valor da antecipação para o fornecedor
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O pré-requisito para confirmação do financiamento pelo banco credor é a realização do pagamento da taxa de utilização do Portal pelo fornecedor.
A Taxa de Utilização do Portal tem um valor fixo, e é cobrada a cada contratação de financiamento.
Após verificar o pagamento da taxa, o banco realiza a confirmação do financiamento no Portal.
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